• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

10/01/2023 15:40

Zap Respeita As Mina realiza mais de sete mil atendimentos nos últimos dois anos

Ferramenta foi criada em 2020, no primeiro ano da pandemia da covid-19, com objetivo de oferecer orientação nos casos de violência contra as mulheres.

O ZAP Respeita as Mina já realizou mais de sete mil atendimentos e recebeu mais de 80 mil mensagens em dois anos e meio de funcionamento. Em 2022 foram 1.747 atendimentos por whatsapp e webchat, 30% a menos do que no ano anterior. Segundo o último boletim divulgado, 75% das mulheres atendidas eram de Salvador, com chamadas originárias de 129 bairros da capital, e 25% do interior do estado.

Mais de 40% das mulheres que acessaram a ferramenta em 2022 está na faixa etária dos 18 aos 25 anos e 31% do total de mulheres têm ensino superior completo. As orientações e informações representaram, no ano passado, 63% do total de mensagens. As denúncias representaram 23% e os casos urgentes 3% dos acessos.

Ferramenta criada no primeiro ano da pandemia da covid-19, como uma alternativa para as mulheres em situação de violência, principalmente doméstica e familiar, o Zap oferece orientações e permite a denúncia, nos casos urgentes. Para isso basta enviar uma mensagem de texto para o número 71 3117-2815. Ao se certificarem da gravidade da situação, as atendentes poderão acionar a polícia.

Parceria

Resultado de uma parceria entre as Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e Segurança Pública (SSP), o Zap oferece também às usuárias orientações e informações, desde como e onde fazer uma denúncia, como conseguir uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência física e sexual até orientações e informações sobre a Lei Maria da Penha e legislações correlatas.

 O percentual de satisfação com o atendimento chega a 90%, comprovando que a ferramenta tem se tornado uma importante aliada para orientação e também denúncia em casos de violência contra as mulheres. Há registro até de acionamento do serviço por pessoas de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Acre e Minas Gerais.

Outra opção de acesso ao Zap é por meio do site da SPM-BA, www.mulheres.ba.gov.br. Ao entrar no site e clicar no ícone do Zap Respeita as Mina, a usuária será direcionada ao chatbot, um software programado que utiliza inteligência artificial, para orientações e informações. Ao se conectar, a pessoa digita o número correspondente à opção que deseja e obtém as informações e orientações de forma rápida. Mensagens também poderão ser encaminhadas às atendentes de plantão por meio de webchat.

 

O Zap Respeita as Mina foi descontinuado.


 Ascom SPM

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.