26/02/2024 10:00

SPM-BA Integra Câmara Temática de Políticas para as Mulheres do Consórcio dos governadores do Nordeste

“Um dia histórico para ampliação e construção das políticas para as mulheres nordestinas”, comemorou a secretária da SPM-BA, Elisângela Araújo.

Nesta sexta-feira (23.02), o Consórcio do Nordeste, presidido pela governadora Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), instalou a Câmara Temática de Políticas Para as Mulheres, que será presidida pela governadora Raquel Lyra, (Pernambuco).

A instalação da Câmara foi considerada como um marco histórico, reunindo todas as secretárias das mulheres da região nordeste, além da Ministra das Mulheres Cida Gonçalves.

A criação dessa instância de diálogo e cooperação reforçou o compromisso do Consórcio Nordeste, do governo de Pernambuco e de todos os estados da região nordeste, com a promoção da igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres nordestinas, já que o espaço será destinado para promoção de um diagnóstico da situação atual das mulheres no Nordeste, levando em consideração que a maioria da população do nordeste é composta por mulheres (51,8%); deste número; 53,4% chefiam os domicílios, a taxa de analfabetismo das mulheres nordestinas é o dobro da média nacional (10,5%), a taxa de desocupação é de 53,3%, maior que a dos homens no Brasil e o rendimento médio das mulheres ocupadas no nordeste é 12% menor que o rendimento médio recebido pelos homens.

A câmara terá como eixos prioritários áreas como gênero, raça, sustentabilidade, política do cuidado e fortalecimento da esfera pública.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), representada pela secretária de estado, Elisângela Araújo, destacou a importância dessa iniciativa para combater as violências e para elaboração de políticas efetivas para as mulheres. “A criação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres representa um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero e pela proteção dos direitos das mulheres. Um espaço que haverá a participação ativa de todas as secretarias das mulheres da região nordeste, por isso, teremos a oportunidade para troca de experiências, elaboração de estratégias conjuntas e a implementação de ações que visem garantir a segurança e o bem-estar das mulheres da nossa região”, declarou a secretária das Mulheres da Bahia, destacando ainda que é a primeira vez que câmara é criada especificamente para tratar das políticas voltadas para as mulheres. “A instalação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres é uma iniciativa inovadora e um passo crucial para fortalecer a rede de proteção e promover a autonomia das mulheres nordestinas. Uma iniciativa muito necessária e que, representa a união de esforços entre os estados nordestinos para enfrentar os desafios, fortalecer a rede de proteção e construir políticas públicas mais eficazes para nós, mulheres do nordeste”, finalizou.

Fonte: Ascom/SPM-BA