12/03/2024 15:00

Em Nova Yorque, secretária de Políticas Para as Mulheres da Bahia participa da Comissão da Mulher da ONU

Em cumprimento da extensa agenda de atividades que envolvem as ações do “Março Mulher”, promovido pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia, a secretária Elisangela Araújo desembarcou em Nova Yorque, ao lado de mais 10 secretárias estaduais e deputadas federais que compõe a delegação brasileira coordenada pelo Ministério das Mulheres, sob comando da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou nesta segunda-feira (11).

Um encontro de dimensão global que tem como objetivo principal promover os direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional dos diversos países entre os dias 11 e 22 de março. A proposta é discutir igualdade de gênero no cenário mundial e o papel das mulheres e das políticas de gênero no contexto internacional. A ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, destacou os principais desafios que ajudam a perpetuar as desigualdades de gêneros.  “O combate à pobreza e à fome, o fortalecimento de instituições e o financiamento sustentável para a promoção da igualdade de gênero, tema prioritário da Comissão da Situação da Mulher deste ano, são desafios comuns e urgentes a todos os nossos países. Acreditamos que a pobreza constitui um dos principais obstáculos para o desenvolvimento das nações e ajuda a perpetuar a desigualdade entre mulheres e homens e a discriminação em razão do gênero”, afirmou a ministra durante discurso na intervenção conjunta em nome dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A participação da Secretaria Elisangela, reflete o engajamento e a atuação das mulheres à frente das secretarias de Políticas Para as Mulheres no Brasil, em debates relevantes sobre igualdade de gênero, contribuindo para a construção de um cenário mundial mais justo e inclusivo para todas as mulheres. “É o maior evento global de mulheres de todo o mundo. Olho para os lados e vejo que há mulheres vindas de diferentes partes do mundo. Somos de cidades, estados e países diferentes... mas, no final, os anseios sempre convergem. Um encontro potente e enriquecedor”, disse a secretária Elisangela Araújo.

A secretária destacou ainda a importância da presença da ministra Cida Gonçalves e da delegação brasileira, acompanhada da socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva, na agenda em Nova Iorque. “O Brasil está muito bem representado para dialogar e reafirmar as políticas públicas brasileiras empenhadas na igualdade de gênero e justiça social. Ressalto a relevância de ter mulheres em posições de liderança para promover políticas públicas mais inclusivas e representativas. No primeiro dia, ouvimos relatos poderosos dessas mulheres potentes que enfrentam desafios diários para combater as desigualdades e promover a equidade de gênero. Somos agentes ativas na elaboração e implementação de políticas que impactam diretamente a vida das mulheres brasileiras nos quatro cantos do país, porque temos lideranças como a ministra Cida e a primeira Dama Janja”, avaliou.

Sobre a CSW68

A reunião é realizada anualmente no mês de março e este ano tem como tema central “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Confira a programação dos próximos dias da CSW68

Na terça-feira, 12 de março, os temas debatidos incluem a articulação de ministras da Comissão Econômica para América Latina e Caribe e a mesa temática de financiamento sobre igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres.  Na quarta-feira, 13 de março, acontecerá o Painel Ministerial, na Sede da ONU, juntamente com a ministra da Mulher e Equidade de Gênero do Chile, Antônia Orellana Guarello, e a ministra da Mulher da República Dominicana, Mayra Jiménez.

Na quinta-feira, 14 de março, pela manhã o Brasil assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. À tarde, na Sede da ONU, o ministério das Mulheres é organizador de um evento paralelo no âmbito da CSW, que promove o debate sobre “Ação interseccional e integrada no combate às desigualdades e na construção da igualdade de gênero” seguido pelo evento “Pacto Global da ONU - Substantivo Feminino”, com a presença da ministra Cida Gonçalves.

Na sexta-feira (15), acontecerá o evento Mulheres e o nosso Futuro Digital na CSW68 “Prontos para moldar um futuro digital onde as mulheres prosperem?”, às 13 horas, no Scandinavia House. À tarde acontecem os diálogos interativos sobre os sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Fonte: Ascom/SPM-BA