• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

14/03/2024 09:00

SPM-BA participa da abertura do Pacto Global da ONU- Rede Brasil nos EUA

“Mais um dia para ampliar os conhecimentos e fortalecer a luta pela igualdade de oportunidades e direitos para as nossas mulheres”, declarou Elisangela Araújo

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, representada pela Secretária Elisangela Araújo, participou nesta quarta-feira (13), da abertura do Pacto Global da ONU- Rede Brasil nos EUA, mais um importante momento durante a intensa jornada de troca de experiências e aprendizado nos EUA, na 68ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), em Nova York.

A missão da atividade foi debater – em diferentes esferas – a importância do comprometimento das empresas na defesa dos direitos humanos das mulheres e meninas, especialmente, daquelas que enfrentam múltiplas vulnerabilidades.

Ao lado da Secretária da Bahia, estiveram presentes as secretárias de Mulheres dos Estados do Nordeste, Lidia Moura (PB), Maria José Silva (AL), Mariana Melo (PE), Zenaide Lustosa (PI).

A programação do “Pacto Global da ONU - Rede Brasil nos EUA, atividade paralela a CSW que reuniu 90 lideranças femininas de todos os cantos do mundo , teve a condução de Sanda Ojiambo, assistente do Secretário-Geral e CEO do Pacto Global; Rachel Maia, presidente do Conselho Administrativo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Ana Fontes, delegada líder do Brasil no W20, vice-presidente do Conselho de Administrativo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME; Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; e Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil; entre outros nomes.

Neste dia, foram apresentados resultados de pesquisas e trabalhos relevantes em uma extensa programação, com falas de Rachel Maia, presidente do Conselho Administrativo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil na abertura, da deputada Benedita da Silva e da jornalista Vera Magalhães, ambas como keynote speaker, e de Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres do Brasil, em debates com os temas ‘Substantivo Feminino’ e ‘Avançando o setor empresarial promovendo políticas públicas’, respectivamente. Além do anuncio dos dados preliminares do Censo de Inclusão Produtiva LGBTQIAPN+.

Trata-se do primeiro estudo aprofundado que visa coletar dados qualificados sobre a inclusão dessa população no ambiente de trabalho. Aconteceu também o lançamento internacional do Mapa Nacional da Violência de Gênero, projeto de parceria entre o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e o DataSenado, ambos do Senado Federal, o Instituto Avon e a Gênero e Número.

“Participar do Pacto Global da ONU - Rede Brasil nos EUA foi fundamental para fortalecer a representatividade feminina do  nordeste no cenário internacional, além de ser um momento riquíssimo para estar atenta aos índices e dados atualizados do cenário mundial, além da troca de experiências e conhecimentos. Um espaço que possibilitou estabelecer parcerias estratégicas em prol dos direitos das mulheres do nosso estado. Estou muito feliz por participar de um encontro que se traduz em um verdadeiro pacto para o início de uma jornada de colaboração, construção de novas políticas de enfrentamento às violências e empoderamento para as mulheres da Bahia e de todo o Brasil”, declarou a secretária.

A secretária disse ainda que a imersão de conhecimento sobre temas que envolvem a representatividade feminina durante a CSW foi fundamental para garantir que as vozes e demandas das mulheres de todo o mundo sejam ouvidas e consideradas nas discussões e decisões que impactam suas vidas. “ Estamos quase finalizando as atividades aqui nos EUA e estou retornando ao Brasil com a bagagem repleta de reflexões e aprendizados que certamente irão contribuir para conduzir as políticas públicas tão necessárias para o nosso estado”, finalizou.


Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.