• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

15/03/2024 08:00

Março Mulher: SPM promove Audiência Pública sobre Violência Política de Gênero e Raça na Alba

Em alusão ao Dia do Assassinato da Vereadora Marielle Franco e ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia, em parceria com a Procuradoria Geral da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizou uma Audiência Pública sobre Violência Política de Gênero e Raça, na manhã desta quinta-feira (14/03), no auditório Jornalista Jorge Calmon, na ALBA.

Entre as temáticas debatidas, discussões fundamentais sobre a violência política de gênero e raça; a construção de Procuradorias Municipais da Mulher e Salas Elas à Frente; redes de proteção; equidade salarial e a força da mulher na política.

A proposta da atividade - que integra o calendário das ações promovidas pela SPM-BA durante o Março Mulher - foi refletir sobre as formas de acesso e permanência das mulheres nos espaços de poder e tomada de decisão, além de criar um espaço de escuta para mulheres cuja trajetória política foi marcada por esse tipo de violência.

“A criação desse GT é para pensar a Lei 14.192 que é de total importância, pois a política de mulheres acontece em rede. Nenhuma mulher consegue se defender sozinha. É em rede que a gente se fortalece. Temos organismos, pessoas, organizações e temos a sociedade civil. Temos o Governo do Estado, Poder Judiciário e Poder Executivo. Nesses organismos encontramos pessoas que possamos dialogar, pensar, encaminhar e proteger as mulheres. A ideia aqui é formarmos um formigueiro de mulheres com o propósito de ninguém saltar a mão de ninguém, principalmente, nesse ano eleitoral. Um ano em que as mulheres precisam de apoio e acompanhamento para que ninguém sofra de violência política e de gênero e para inserir e fortalecer a presença das mulheres na política", declarou a Chefe de Gabinete da Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia, Aldinha Senna.

A mesa da Audiência foi composta com a participação de figuras importantes, como a Defensora Pública Lívia Almeida, a Delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) da Casa da Mulher Brasileira, Bianca Andrade, além das Deputadas Estaduais Fátima Nunes, Neusa Cadore e Maria Del Carmem, o Deputado Estadual Marcelino Galo, a Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e representantes da Sepromi e da Secom. “A criação do GT vai consolidar na prática, uma parceria que já existe entre a diversos órgãos, como a Procuradoria da Mulheres, a SPM, a Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública do Estado na efetivação da defesa dos direitos das mulheres, na efetivação da representatividade política das mulheres e enfrentamento à violência …cada mulher nos seus espaços de poder, unidas, com uma sonoridade absoluta, pautando essas políticas para melhorar a vida das mulheres e para não deixar de segurar a mão de ninguém. A audiência foi um sucesso”, comemorou a Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher da Alba Fabíola Mansur.

O Grupo de Trabalho (GT) será lançado no dia 26 de março, durante o Encontro Estadual de Mulheres na Política, também na ALBA. Vale lembrar que o  principal propósito do GT é desenvolver ações e estratégias para promover a igualdade de gênero e raça na política, além de criar mecanismos que assegurem os direitos políticos das mulheres na Bahia, baseado na Lei 14.192 que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

Cerca de 100 pessoas de 20 municípios da Bahia estiveram presentes no debate; entre elas prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e pré-candidatas da capital e interior do estado.

 

Confira a lista dos Municípios que participaram da Audiência Pública:

Amargosa

Alagoinhas

Camaçari

Riachão do Jacuípe

Adustina

Jeremoabo

Antas

Paratinga

Alagados

Esplanada

Cachoeira

Vitória da Conquista

Itapetinga

Lauro de Freitas

Pilão Arcado

Feira de Santana

Santo Amaro

Inhambupe

Vera Cruz

Araci

Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.