25/03/2024 09:00

ENCONTRO ESTADUAL MULHERES E POLÍTICA: Quais são os desafios das mulheres em ano eleitoral?

Encontro promovido pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia vai responder a esta e outras perguntas e acontecerá na terça-feira (26/03), na ALBA

A primeira mulher eleita no Brasil foi Alzira Soriano Teixeira, em 1928, na cidade de Laje, interior do Rio Grande do Norte.  Alzira foi a primeira prefeita eleita no país e, na época,  a mulher não tinha direito ainda ao voto.

A eleição de Soriano só foi possível graças a uma lei municipal do Rio Grande do Norte que autorizava a concorrência das mulheres em eleições municipais. Quatro anos depois, em 1932,  o presidente Getúlio Vargas reconheceu  o direito ao voto feminino e o incorporou à Constituição Brasileira em 1934. Há 92 anos, muitas mulheres seguiram os passos de Alzira na disputa por espaços nos municípios, estados e na ocupação do mais alto cargo político do país; quando a presidente Dilma Rousseff ocupou o feito histórico de ser a primeira mulher a assumir a Presidência da República em 2010.

Apesar de muitos avanços e das mulheres representarem mais de 53% do eleitorado brasileiro, a representação feminina nos parlamentos ainda é muito baixa. Pensando nos desafios enfrentados pelas mulheres na política, que a SPM realizará no dia 26 de março de 2023, das 9h00 às 17h, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Encontro Mulher e Política "Pelo Empoderamento Político das Mulheres", uma atividade potente que possibilitará a troca, formação política e construção de redes de apoio para as mulheres de todo o Estado da Bahia.

O evento contará com a participação de candidatas, parlamentares, pesquisadoras e mulheres que desejam conquistar um espaço na política para debater a participação e representatividade das mulheres e suas diversidades, incentivando o empoderamento para que mais mulheres ocupem os espaços de poder e de tomada de decisão. “Nenhuma mulher que se interesse por política deverá ficar de fora dessa atividade. Como mulher, e atual secretária de estado, sempre precisei ter coragem para disputar muitos espaços na esfera política, que infelizmente, ainda é um espaço majoritariamente masculino. Por essa vivência, convido todas as mulheres a se apropriarem dos seus potenciais e comparecerem a esse encontro. Será um momento fundamental para as mulheres que pretendem se candidatar a cargos políticos ou se interessam pelo assunto. Estamos com todo o nosso potencial de escuta ativado para este dia especial”, convocou a Secretária de Políticas Para as Mulheres, Elisangela Araújo.

Serviço:

O quê? Encontro Mulher e Política "Pelo Empoderamento Político das Mulheres"

Quando? 26/03

Onde? Assembleia Legislativa da Bahia