• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

26/03/2024 10:00

Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia realiza entrega dos certificados do Selo Lilás

As empresas que possuem boas práticas no ambiente de trabalho em relação à igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres foram certificadas na tarde desta segunda-feira (25/03), em Salvador. O evento realizado no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia foi marcado pelo reconhecimento do esforço e comprometimento das organizações em promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro para suas colaboradoras.

Aproximadamente 250 pessoas se reuniram para celebrar  esse marco significativo na promoção da igualdade de gênero “ Em meio a um cenário de desafios e retrocessos no campo dos direitos das mulheres, a entrega dos certificados do Selo Lilás foi um marco importante e inspirador, que reafirmou a importância do engajamento de diversos setores da sociedade na luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres. Que este seja apenas o primeiro passo de muitos outros que virão, rumo a um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres”, destacou a Secretária da SPM,Elisangela Araújo.

A Cerimônia de Certificação do Selo Lilás evidenciou empresas da capital e interior que se destacam por suas iniciativas em prol da valorização das mulheres no ambiente de trabalho. Das 83 empresas certificadas, 48 possuem sede em Salvador e 35 são do interior do estado. Mais de 60% são da capital baiana e 40% do interior. No que diz respeito ao perfil das empresas que receberam o Selo Lilás; 25 são microempresas, 29 de pequeno porte, 9 de médio porte e 20 de grande porte. “Das 196 empresas inscritas no edital do Selo Lilás, 83 alcançaram os requisitos estabelecidos e foram certificadas por suas práticas em favor da valorização da mulher e do enfrentamento à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho. Esse número representa um compromisso crescente por parte dos setores públicos e privado em contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou Ioná Queiroz, Superintendente de Promoção e Inclusão Sócioprodutiva.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, incluindo o Governador Jerónimo Rodrigues e o Vice-Governador Geraldo Júnior. Além deles, estiveram presentes as Secretárias Adélia Pinheiro, Roberta Santana, Ângela Guimarães, Larissa Moraes, e as Deputadas estaduais Neusa Cadore, Olívia Santana e Fabíola Mansur, entre outros representantes do poder público.

O Selo Lilás é baseado no Projeto da Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, proposto pela deputada Neusa Cadore, desenvolvido pela Superintendência de Promoção e Inclusão Socioprodutiva e executado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, enquanto uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia.

Uma iniciativa pioneira, que visa estimular e reconhecer as empresas que adotam medidas efetivas para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Para receber o certificado, as empresas passaram por uma rigorosa avaliação que considerou diversos critérios, como a implementação de políticas de igualdade salarial, a promoção de ações de sensibilização e capacitação sobre a temática de gênero, e a criação de canais de denúncia e apoio às vítimas de violência.

 

Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.