27/03/2024 11:00

Mulheres e Política: Encontro reuniu 300 Mulheres de 26 territórios de identidade na ALBA

Um debate bastante esperado sobre a participação e a representatividade das mulheres e todas as suas diversidades na politica, foi realizado nesta terça-feira (26/03), na Alba.

O Encontro Mulher e Política "Pelo Empoderamento Político das Mulheres", promovido Pela Secretária de Politicas Para as Mulheres da Bahia, reuniu 300 mulheres de 26 territórios para abertura oficial dos diálogos propostos pela secretaria, sobre a necessidade de inserção de mais mulheres em espaços de poder e tomada de decisão.

Teve muita troca, planejamento de ações para formação política e construção de redes de apoio para as mulheres da capital ao interior do estado, que seguem ou iniciam a trajetória em busca da ocupação em um cargo politico no pleito eleitoral em 2024.

A atividade foi iniciada às 9h, no auditório jornalista Jorge Calmon e contou com abertura cultural da estudante Ialy Correia – do Colégio Estadual Rafael Serravalle.

Na sequencia, a Secretária Elisangela Araújo, anfitriã da atividade, deu boas vindas aos presentes e destacou a motivação da atividade “Esse é apenas o primeiro passo. Passaremos o dia partilhando e trocando informações sobre a importância da nossa ocupação nos espaços políticos em ano eleitoral”, disse a secretária, em breve saudação.

Vozes potentes, inovadoras ou carregadas de experiências deram o tom da atividade. “Entre elas; a da ativista Mabel Freitas, que prendeu a atenção de todos através da palestra”, empoderamento político das mulheres”, logo na abertura da atividade.

Após o almoço, o evento foi iniciado também com apresentação cultural. A atenção se voltou para o recital de poesia, com participação de Verônica Luzia, que compõe a equipe da SPM, declamando: Insubmissa Lágrima de Mulheres – de autoria de Conceição Evaristo).

O ponto alto do encontro aconteceu com a visita do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário Davidson Magalhães (SETRE), que compareceu a atividade para assinaturas de cooperação técnica em benefício das mulheres baianas.

Na ocasião foram assinados: O Acordo de Cooperação Técnica entre a SPM e a Secretaria de Mulheres e Cidadania do Município de Irecê, para ações conjuntas durante os festejos populares de São João; o Acordo de Cooperação Técnica entre a SPM e a SETRE, para a Linha 03 - Fundos Rotativos e Empreendedorismos Femininos; a autorização da criação do Grupo de Trabalho Intersecretarias de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça; e a autorização do lançamento do curso "Representa! Mais Mulheres na Política", realização da SPM/NEIM/UFBA.

Para enriquecer a atividade e reafirmar o compromisso da secretaria com as pré-candidatas houve a explanação do curso do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), além da mesa composta da potência da juventude na política- com a participação de Ellen Borges- candidata a vereadora de Paratinga, Maria Xavier - vereadora de Guaratinga e da secretária Elisangela Araújo.“ Esse é o primeiro passo. E pela adesão de tantas mulheres inscritas e interessadas pela temática, já saímos daqui com a tarefa de ampliar os espaços de escuta, troca de experiências e fortalecimento das mulheres que desejam, assim como um dia eu desejei, a presidente Dilma também desejou e muitas outras mulheres que vinheram antes de nós, em ascender a um cargo na política. Seja no seu município, no seu estado ou país. Nós somos o poder e a política precisa de nós”, finalizou Elisangela.

O evento contou com a participação de candidatas, pesquisadoras, chefes de estado, reitoras, prefeitos e prefeitas e do vice-governador Geraldo Júnior.

Autoridades presentes:

Deputada Estadual Soane Galvão