16/04/2024 18:00

SPM apresenta programas estratégicos em encontro do Consórcio Nordeste na Paraíba

Experiências desenvolvidas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), foram apresentadas, nesta terça-feira (16), durante a segunda reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste realizada, em João Pessoa, na Paraíba. A atividade tem como um dos objetivos a construção de uma agenda conjunta para fortalecer as ações em prol das mulheres em todas as áreas.

A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, apresentou programas estratégicos implementados pela SPM, como o Elas à Frente; Oxe, me respeite!; Selo Lilás; e Unidade Móvel, que podem servir como referência para a construção e fortalecimento da agenda conjunta nos nove estados nordestinos.

Essas ações, segundo a secretária Elisangela, são voltadas para a economia e inclusão produtiva no campo e na cidade; o empoderamento das mulheres; o enfrentamento à violência; para a Educação inclusiva e não sexista; e à Saúde e Direitos Reprodutivos.

A secretária falou sobre o que foi pactuado como desdobramento do encontro. “Discutimos políticas e as ações estratégicas que vamos apresentar para o nosso governador Jerônimo Rodrigues e demais governadores do Nordeste, quais são as prioridades, tanto para a questão da política de inclusão sócio-produtiva, da autonomia econômica das mulheres, quanto também das políticas de prevenção e enfrentamento às violências. Então, a gente decidiu os cinco eixos importantes, que passam, ainda, pela questão da saúde, da segurança pública e do empreendedorismo”, afirmou.

Segundo Elisangela, o grupo também irá dialogar e fazer proposições ao Governo Federal, a exemplo da ampliação de equipamentos como a Casa da Mulher Brasileira e de mais investimento na política de prevenção.  “Também decidimos fazer uma agenda, em Brasília, com o Ministério das Mulheres, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social, para tratar da pauta de cuidados e de todas as questões relacionadas também aos fundos e investimentos”, acrescentou.

Acompanhada da coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM,
Daniella Dutra, a secretária Elisangela Araújo falou, ainda, sobre a sua participação na 28ª Conferência de Mulheres da ONU, a WS, realizada em Nova York.

Também participaram da reunião da Câmara Técnica, as secretárias Olga Aguiar, do Rio Grande do Norte; Danielle Garcia, de Sergipe; Abigail Cunha, do Maranhão; Maria Silva, de Alagoas; Jade Romero, do Ceará; Zenaide Lustosa, do Piauí; a coordenadora Mariana Melo, de Pernambuco; e a vice-coordenadora e anfitriã Lídia Moura, da Paraíba.

Fonte: Ascom/SPM-BA