• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Banner Racismo

Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre

marisqueiras


Idealizado em 2015, o projeto Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre objetiva o cultivo comunitário de ostras para mulheres marisqueiras e quilombolas, em Maragojipe. Teve início em março de 2016, com a implantação das primeiras bancadas de bambu às margens dos manguezais nas comunidades extrativistas de Capanema e Baixão do Guaí. O projeto foi desenvolvido com o apoio da SPM-BA em parceria com Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a Fundação Vovó do Mangue, a Rare Brasil e a Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape/ICMBio.

O objetivo é gerar uma alternativa econômica viável para as famílias de marisqueiras da região, as quais são afetadas pela atual escassez dos estoques de ostras e lambretas no estuário da reserva, e contribuir com a autonomia financeira destas mulheres que, em sua maioria, são as chefes das famílias. 

A SPM-BA repassou R$ 41 mil para compra de equipamentos (depuradoras e freezers), de fardamento e botas apropriadas para o trabalho no mangue e durante os meses de formação promoveu oficinas de capacitação.

Em 2018, o Prêmio Barra Mulher homenageou pela primeira vez, em nove edições, um coletivo de mulheres, dando destaque ao cooperativismo no universo da produção feminina, premiando as marisqueiras do Mariquilombo. Em 2017, o projeto foi um dos dez contemplados com o Troféu Consulado da Mulher.



Notícias
27/11/2017 - SPM leva marisqueiras, quilombolas e Casa de Farinha Móvel para a Fenagro
10/08/2017 - Marisqueiras de Maragogipe ganham prêmio Consulado da Mulher
18/08/2016 - Inaugurada unidade de beneficiamento de mariscos em Saubara
16/08/2016 - Saubara ganha unidade para beneficiamento de mariscos
19/05/2016 - Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres entrega equipamentos para Marisqueiras de Maragogipe
16/05/2016 - Marisqueiras recebem doação de equipamentos para viabilizar a implantação do cultivo de ostras nas comunidades de Capanema e Baixão do Guaí
17/03/2016 - Marisqueiras de Maragogipe ganham base comunitária para cultivo de ostras e kits para trabalho
14/03/2016 - Março Mulheres 2016: Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia apoia campanha de marisqueiras
23/02/2016 - Programa 'Pesca para sempre' volta às atividades
Recomendar esta página via e-mail: